segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Viver a Vida


Eis uma questão que é legitimo colocar a nós mesmos, estarei eu a Viver a Vida, estará a Vida a Viver em mim, o que é Viver a Vida? Será viver a Vida sinónimo de angústia, esforço, sacrifício, conquista, aborrecimento, preocupação, ou será a Vida felicidade, naturalidade, espontaneidade, criatividade, surpresa, emoção, curiosidade, abertura, novidade?

Os sábios os mestres de uma forma outra mencionaram o paradigma “SER, fazer, e ter”. Um paradigma porque contraria o actual modo adoptado pelo Homem de viver a Vida.

O Homem actual Vive a sua Vida de forma inversa “Fazer, ter, e SER”, o estado de SER na sua vida passou para ultimo plano, Isto porque a forma pelo qual ele rege Vida é em prol um Objectivo, e abdicando ele mesmo de SER o Objectivo.

Foi nos ensinado que para seremos alguém na Vida temos que trabalhar, conquistar, adquirir, alcançar e vencer, foi então estipulado que a Felicidade o Objectivo se encontra fora de nós e não dentro.
Uma distância foi criada, entre o sujeito e o objectivo a alcançar, com isso surge a dependência desse mesmo objectivo, e o medo de fracasso de não ser bem sucedido.

O modelo a ”Fazer, ter e SER” diz que o Homem primeiro têm de fazer algo, para conquistar esse mesmo algo, para só depois usufruir desse algo e assim SER.
O Ser encontra-se auto-condicionado pela crença ilusória, que para Seremos temos que necessariamente ter algo.

O João trabalha toda a sua Vida em prol de um Objectivo, o de conseguir umas férias junto com a sua família, ele vive de forma fugaz árdua e com sacrifício, para conseguir o dinheiro que proporcionará as respectivas férias.
Durante este período o João Vive convicto que primeiro têm de “fazer - trabalho” para depois “obter – dinheiro” para então conseguir as férias que finalmente proporcionam o “SER - Feliz”.

Todo o processo conduz o João a uma Vida de luta angustia preocupação e stress, abdicando da Vida do momento do Aqui do Agora em prol de um Objectivo, o dinheiro as férias o “tempo – futuro”, ele vive pensando no Objectivo, ele Vive de forma carenciada.

Porém este modelo de Vida pode Ser invertido, o João pode “SER” primeiro para depois “Fazer” e finalmente “Ter”.
Como é isso possível? Seguindo o seu Coração, estando Feliz Aqui e Agora e não apenas e só apenas nas férias. O João pode optar por Viver já AGORA neste momento de forma FELIZ, isto porque a felicidade é um estado de SER e não de ter.
O João pode ser taxista, e enquanto desempenha suas tarefas ele pode o fazer de forma Feliz, quando fala com um cliente pode falar com um sorriso nos lábios de forma aberta e genuína, tudo porque o momento é genuíno mágico e único, ele pode Viver esse estado de Originalidade e de magia, partilhando assim com tudo e todos. E se por alguma razão ele não está feliz com o seu trabalho, com o que faz, então muda, e segue o seu Coração, segue o instinto interior aquele instinto que o faz vibrar e SER feliz, segue o seu sonho.

Quando seguimos o Coração, quando estamos em sintonia com nós mesmos, a Vida que somos revela-se, o estado de SER feliz é então natural.
O João inverte assim o modelo, optando primeiro por ele mesmo, por SER agora Feliz e não amanhã, ele se entrega ao Presente momento de forma a Viver a uma Vida Consciente de que a Felicidade não se conquista mas apenas se VIVE.

O Fazer será também espontâneo e natural, o João trabalha agora de forma fluída sem se preocupar com o objectivo, ele Vive e saboreia o Momento na totalidade, por fim virá o fruto “ter” o resultado natural de quem não se impressionou em ter mas sim em apenas “SER”.

A Vida é sinónimo de abundância, toda a Natureza assim o demonstra, Viver FELIZ, SER Feliz, é SER um com essa abundância. A Vida jamais privará a ela mesma SER feliz e SER abundante.

Nenhum comentário: