quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Espiritualidade

Espiritualidade


A Espiritualidade, têm servido de rótulo para todo o tipo imaginação e de crenças.


Se observarmos a Vida em sociedade, podemos constatar que tudo parte, 1º da imaginação seguindo-se a crença sobre a mesma. O processo da criação demonstra isso.



A cadeira onde está neste momento sentado é prova disso, o Homem primeiro imaginou, depois acreditou, colocando de seguida a sua crença em prática, concebeu a cadeira.


A espiritualidade assemelha-se a este processo, a imaginação seguindo-se a crença e depois a validação do mesmo, em prova viva.

A validação tem que necessariamente ser sinónimo de experiencia, sem experiencia não existe validação. De nada adianta afirmar, que está neste momento a pilotar um avião, quando não é essa a experiencia do momento.


Na Espiritualidade tudo aparentemente é válido, mas nem tudo é validado, prova disso são as inúmeras divergências que existem no mundo da Espiritualidade, as religiões demonstram isso mesmo. Uns alegam para a esquerda, outros para a direita, uns para baixo, outros para cima. A divergência faz então parte do processo pelo qual o Homem alcança a validação. Isto porque a primeira cadeira inventada no mundo foi alvo de correcção e rectificação, assim o é com a espiritualidade, digamos que o homem, têm de primeiro experienciar a não validação para alcançar a validação.


Porém, para inúmeras pessoas, a não validação parece não ser necessária, e regem assim as suas vidas em prol da crença apenas.


A Vida tem nos ensinado que a Vida é em si simples e prática. Uma cadeira com 4 pernas, das quais uma é bastante mais curta, facilmente entrará em desequilíbrio e sua funcionalidade será posta em causa. Assim é a Vida, ora as coisas funcionam ou não funcionam tão bem.


A Espiritualidade quando não validada, não experienciada, serve o homem de forma incompleta. A imaginação seguindo-se da crença, é apenas uma parte do processo, sem validação sem experiencia o Homem permanece estagnado na credibilidade por ele depositada.


A credibilidade é muitas vezes sinónimo de fé, e a fé é indiscutivelmente uma alavanca um patamar uma ponte entre o Homem e o Objectivo. Sem fé o Homem não atinge o Objectivo, a primeira cadeira que surgiu no mundo, surgiu devido á fé. O Homem acreditou na concessão do mesmo, e coloca mãos á obra de forma a experienciar e validar o mesmo. A Espiritualidade permite nos o mesmo, colocar “mãos á obra” é abrir nos á Vida, permitindo assim a experiencia.


A Espiritualidade só poderá servir a Humanidade se o seu objectivo for prático e funcional. Quer isto dizer que a procura de um sentido para a Vida é sinónimo de realização, que por sua vez é sinónimo de Felicidade.


Viver em prol de uma crença, é apenas parte do processo. Viver em prol de uma experiencia, é validar a sabedoria sobre o mesmo, isso sim é o fim do processo, e o inicio da sabedoria.


Paz

Nenhum comentário: