quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Como descobrir o sentido para a Vida

Como descobrir o sentido para a Vida?


Para descobrir o sentido para a Vida, temos que necessariamente presenciar o seu oposto, quer isto dizer que todo aquele que busca um sentido na Vida, têm de primeiro vivenciar uma Vida sem sentido.


Quando a Vida deixa de fazer sentido, a procura e o desejo pelo sentido da mesma se inicia. É juntamente com essa vontade de querer saber mais, de procurar a verdade pelo qual estamos aqui, que as questões e abertura ao mesmo se faz sentir.


O Homem por momentos coloca a hipótese de não saber, e com isso a curiosidade e a humildade de reconhecer que não sabe dá lugar a abertura e á vinda do novo.

Contudo o novo só lhe poderá ser revelado, se o espaço em si assim o permitir, esse espaço é o espaço com o qual ele se identificou.

Por outras palavras a sua identidade terá que ser colocada em causa, observada pelos olhos da sua consciência, a fim de desmistificar a origem e a credibilidade do mesmo, a questão é então colocada da seguinte forma.

Quem sou eu? O que faço aqui? E o que é a Vida e qual o seu sentido?

Todas estas questões só poderão ser respondidas através de si, só você pode se auto realizar. Contudo a realização só é possível com presença e espaço, uma presença e espaço que só poderá existir quando desmistificado toda a natureza das coisas.


Isto significa que para aceder-mos ao sentido da Vida temos que saber o que é a Vida, por outras palavras temos que saber quem somos, pela simples razão que nós somos a Vida, fazemos parte dela. Logo o inicio da nossa “procura” deverá ser em nós mesmo, sempre em nós, e não no mundo, não nos amigos, na família, no emprego, em nada exterior a nós.


A pessoa mais importante na Vida para si, é você mesmo, é em você que reside a sabedoria e as respostas às questões colocadas, contudo como pode você responder a tais questões se você não sabe quem é?


Se você alegar que sabe quem é como vida que é, o espaço e a presença que supostamente deveria existir, não permitirá a revelação, e o surgimento das respostas.


A auto realização requer a existência de “ferramentas”:

* Vontade, disciplina, e compromisso.

* Humildade, Honestidade.

* Coragem para seguir o coração.


Descobrir o sentido da Vida é descobrir quem você É, tal descoberta requer empenhamento dedicação e algum “egoísmo”, a verdade não está fora de si, mas sim dentro de si, escutar os outros ou exterior, quer seja um amigo uma religião um desconhecido ou um familiar, pode conter alguma verdade, mas essa verdade terá que fazer sentido no seu coração não no intelecto. A experiencia será sempre a prova dos nove, é a sabedoria face ao que foi experienciado que valida o que foi em tempos acreditado ou por e simplesmente dito.

A ajuda de um mestre espiritual pode muito bem-fazer parte, contudo ele deverá sempre ser um espelho do que você experiencia-a e constata na realidade.




PAZ