quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O que fazer quando nada funciona

Quando algo na vida não funciona, assim o é, porque a vida pretende mostrar-lhe algo. Algo que está na origem do porquê do mesmo. Quando somos confrontados com uma situação o qual não corresponde as nossas expectativas, tendemos a sentirmo-nos desmoralizados tristes e sem ânimo, por instantes interrogamos a Vida o porquê do mesmo, mas a resposta muitas das vezes não aparece.


Quando criamos expectativas na Vida distanciamo-nos do Presente momento, a expectativa incide sempre num resultado que ainda não se concretizou, encontrando-se em algum ponto no futuro. A sua vida torna-se assim “incompleta” de certa forma separada, a distância entre você e o objectivo pretendido, cria assim o descontentamento de não o ter alcançado.


Não devemos viver a nossa vida em prol de expectativas pré concebidas, isto é de resultados pré concebidos, podemos sim viver a vida com expectativa sobre o Presente, esse sim é novo e mágico a todo o momento, tudo é original no Presente e apresenta-se sempre pela primeira vez.


Contudo é nos legítimo questionar porque razão as coisas não funcionam, coisas que á partida fariam todo o sentido que funcionassem e por alguma razão deixaram de funcionar.

Quando assim é, a ferramenta mais poderosa válida e eficaz face tal dilema é a Honestidade. A Honestidade nestas alturas é muitas das vezes ignorada e passa para segundo plano, pois a mente tenda sempre a precipitar-se dando palpites constantes sobre o sucedido. Contudo a Honestidade quando aliado á humildade, torna-se a Luz que incide sobre o que em tempos estava obscuro.


Como aplicar a Honestidade sobre algo que desconhecemos?


Simples/mente admitindo a sua inconsciência face ao sucedido. Peço que preste atenção, quando admitimos a nós mesmos que não sabemos o porquê do mesmo, quando somos honestos e humildes o suficiente para admitirmos o nosso “não saber” a nossa inconsciência, algo de muito poderoso acontece, a pessoa permite espaço, presença e a acção da Consciência face ao mesmo. Por outras palavras a Vida em si teve Consciência do seu lado inconsciente, tal acto é de extrema mais-valia e tremendamente valioso. A pessoa permitiu que o seu lado Consciente tomasse Consciência do seu lado inconsciente, a Vida em si pode então mostrar-lhe o porque das coisas, porque você assim o permitiu.


A fé ou o acreditar na Vida é um factor fundamental para todo aquele que se inicia, porém com o passar do tempo a pessoa lentamente constatará a natureza e a veracidade do mesmo através de experiencia própria.


Quando procedemos para com a Vida de forma Honesta e humilde, a Vida mais cedo ou mais tarde revela-nos a resposta ao dilema por nós questionado. Por norma toda dificuldade, tristeza, aborrecimento, e contradição, existe para nos mostrar a natureza dos mesmos, ou seja o porquê do mesmo.

Não está propriamente em causa a solução do problema de forma a faze-lo funcionar, mas sim a Observação e a Consciencialização do porquê do mesmo.


Conforme vamos evoluindo no nosso processo espiritual vamos também evoluindo na tomada de Consciência, ambos são de facto o mesmo.

Quando assim acontece o Homem constata a natureza do mesmo, e com isso lenta/mente se torna mestre de “si” mesmo, todo o processo assemelha-se á seguinte parábola:


“Certo dia, um homem que vivera toda a sua vida acomodado num quarto escuro, se cansou, e na tentativa de conseguir uma explicação para a sua vida resolveu agir, consoante se mexia nesse mesmo quarto, mais se magoava, pois as quedas derivados a obstáculos eram uma constante. Com o passar do tempo as quedas foram lhe revelando a natureza dos mesmos, e com isso a luz no quarto foi se intensificando, até que chegou o dia em que o quarto se tornará todo ele luz”


Um homem que vive num quarto iluminado jamais se magoa, pois conhece e sabe onde estão os obstáculos e qual a natureza por detrás de tais obstáculos.


Seja honesto consigo mesmo e verá que com determinação “devoção á Vida” a Luz do seu quarto também ela se acenderá.


PAZ

Nenhum comentário: