sábado, 1 de agosto de 2009

Os Relacionamentos

Os Relacionamentos

Os relacionamentos entre pessoas, embora existentes de forma dual no mundo do manifesto, na sua essência são UM. Isto significa que a separação entre um e o outro existe apenas no plano dual, das formas, neste contexto o Individuo que se julga apenas ser o corpo percepciona-se separado de todos os outros corpos, porque de facto a separação das formas é evidente. Contudo a separação reside apenas nesse domínio, e a essência do "EU sou" reside no manifesto e não manifesto por outras palavras no todo designado por muitos como "Não dualidade".

O acesso a esta perspectiva só é possível por uma tomada de consciência Presencial, quando Observamos o mundo do manifesto e por consequencia o mundo dos relacionamentos, a dualidade cessa e as formas são percepciona-das apenas como formas, a identidade por detrás do reino das formas torna-se una, e a Consciência do todo se assume como Observador de si mesmo.

Os relacionamentos quando Observados de forma não dual, apercebemos-nos que a interacção entre ambas as formas são fruto da nossa "imaginação". A Observação, o estado meditativo permite-nos a expansão da tomada de Consciência sobre o todo culminando no acesso ao estado inconsciente do ego, uma vez Observado e cautelosamente analisado, verificamos que é a crença sobre o mesmo, que permitiu a projecção de ambas as formas e comportamentos.

Vejamos o seguinte exemplo:

A Rosa, Mulher trabalhadora e dedicada retorna a casa após um dia cheio de trabalho, e encontra o Marido dormindo no sofá,com a casa virada do avesso. O marido esteve horas antes, a ver um jogo de futebol com os amigos, e deixou a cozinha a sala e os corredores, repletos de garrafas de cerveja deitadas no chão, a cozinha numa lástima, com copos e pratos por lavar, com restos de comida pelos cantos, o frigorífico aberto, o toucinho na bancada onde o gato se delicia maravilhado.

Todo este cenário quando interpretado numa perspectiva dual, é aborrecido para a Mulher, que uma vez cansada e após um dia de trabalho se confronta com tal panorama, é então legitimo que uma postura de desespero se possa instalar.

No exemplo acima mencionado, a tomada de Consciência enquanto não dual remete a uma análise profunda sobre si mesmo, por outras palavras, porque razão a Mulher projectou tal realidade, para consigo mesmo, e como foi isso possível e porquê o fez? Todas essas respostas e perguntas remetem a um comportamento totalmente inconcebível da Vida para com a Vida, se a realidade acima descrita foi realmente concebida pela vida para vida, significa que existiu um comportamento inconsciente, a Vida projectou uma realidade inconsciente, por outras palavras a Mulher projectou uma situação na sua vida que ela mesmo desconhece.

Quando nos tornamos Observadores "testemunhas" de nós mesmos, a Consciência se expande e Observa sem julgamento a realidade tal e qual como ela "É", essa Observação quando incidida de forma meticulosa e aprofundada ao interior de cada um, constatamos que no inconsciente esconde um julgamento e uma opinião do exterior do (mundo do manifesto). Digamos que é a opinião profunda no interior de cada um que projecta a realidade circundante inclusive o comportamento do parceiro.Se perguntarmos á Mulher no exemplo acima mencionado qual opinião dela sobre o seu marido no comportamento por ele demonstrado, podemos constatar que no seu inconsciente reside a opinião desse mesmo comportamento, por outras palavras ela própria vê o Marido assim, como irresponsável e pouco arrumado para com as tarefas de casa, provavelmente o classifica como um ser injusto inconsciente e insuportável para com a integridade dela própria.

É essa opinião esse (julgamento) inconsciente que temos de tudo que nos rodeia, que projecta e de certa forma boicota a realidade que tanto desejamos, a vida uma vez desejada, é sinónimo de carencia, sinónimo de que algo nos falta, na verdade o que nos falta é a correcta percepção do que somos, como VIDA.

Despertar para a Vida é Observar nos como Vida que somos, é tomar consciência da nossa inconsciência. Faça você mesmo uma análise e Observação aprofundada de si mesmo, face ao que pensa e julga dos "outros". Se existe alguém que o incomoda, que o aborrece que de certa forma você o classifica como injusto, analise o sua opinião acerca dele mesmo, e verá que a pessoa que existe do outro lado, apenas está a corresponder fielmente a projecção do seu inconsciente.

Pare de julgar e ter opiniões pré estabelecidos do exterior e verá que o mundo á sua volta ser lhe á revelado tal e qual como ele "É".



PAZ

Nenhum comentário: