domingo, 3 de maio de 2009

O que nos prende à ilusão


Adiemus - Enya


O que nos prende à ilusão

Como pode algo, nos prender a ilusão? E de que forma a ilusão nos ilude? Todas estas questões são legítimas, de serem colocadas. Porém, grande parte da sociedade, não as coloca, pela simples razão, que desconhecem essa hipótese, desconhecem a eventual possibilidade, de estarem iludidos.

É só então, face ao sofrimento, a uma vida sem sentido, uma vida confusa e desordenada, que o Homem, se lembra de se auto questionar, de se auto interrogar, e durante essa pausa de introspecção, ele pondera assim a hipótese de que algo está errado, de que algo não faz sentido.

Então sim, a hipótese, é ponderada. Uma hipótese remota, de que, sim, pode haver uma explicação, uma outra via, uma outra forma de viver a Vida. Durante esse período, uma abertura se faz sentir, a abertura ao Novo, a abertura de pelo menos, querer saber mais.

É então, que pausando, na rotina desenfreada, que é viver em sociedade, que o homem lenta/mente, se apercebe, de algo, invulgar e em simultâneo natural. De algo Belo, e em simultâneo pacífico. Essa tomada de Consciência, acontece no Momento Presente, no Aqui no Agora. É como, que de uma rendição se tratasse, uma rendição à Vida.

Uma vez Presente, o contraste entre o momento Presente, o Aqui o Agora, é deveras abismal, face ao pensamento desgovernado, que habitual/mente, o conduz.

Na sociedade actual o Homem rege-se pelo pensamento compulsivo, e mergulha no reino da Ilusão, um reino que o prende e o mantêm em escravidão. Uma vez Consciente desse contraste, ele vislumbra o Agora, a vida sem pensamentos, a vida como um acto de Pura Consciência, uno com o momento. O pensamento, torna-se criativo, original, e Uno com o momento, ele capta a beleza em ambos, ele observa e delicia-se, com a criatividade de ambos. O mundo exterior composto, por Magia, e beleza indescritível, com a Beleza emocional, do pensamento criativo, e sentimental, tudo se torna UM.

A Consciência sobre o mesmo, serve de “click”, para aquele que presenciou, e vislumbrou essa magia. Independente/mente da frequência, ele Sabe que o Momento Presente, é a Porta de entrada, e que por mais banal que possa parecer, esse momento é Eterno e mágico na sua essência.

Toda esta tomada de Consciência, ajuda-o a Lembrar que ele é, Vida, e Um com o Momento. Ajuda-o a discernir a realidade da ilusão, o Pensamento temporal, do Pensamento Criativo. Ele sabe, que o mundo dos pensamentos temporais, o mundo dos pensamentos preocupantes, angustiantes, sobre o amanhã, são um mundo imaginário, um mundo que o prende, e lhe retira a atenção sobre o momento Presente, que o acorrenta a um passado ou a um futuro, ilusório, que nunca mais chega.

Ele hoje sabe, o que é VIVER, ele Hoje sabe como Viver…

Paz

Nenhum comentário: