quarta-feira, 15 de julho de 2009

O que significa Olhar para dentro?

O que significa Olhar para dentro?

Actualmente o Mundo, vive momentos de angústia, de confusão, de ansiedade, e de procura. Foi nos ensinado que a forma pelo qual se vive neste mundo, é olhando para o exterior, procurando no mundo do manifesto, das formas, assimilando e adquirindo tudo que o mundo têm para nos oferecer.

A Sociedade depressa incutiu, que a vida, vive-se em prol da aquisição, do acumular, do juntar, e armazenar, quer seja por forma de informação, estudos, quer seja por aquisição de estatuto social, monetário, material, conjugal, ou social. Tudo serve para preencher um sentimento de lacuna, de ausência, de incompleto.

Enquanto tudo isso acontece, a mochila, o qual serve de recipiente para todo essa aquisição, vai enchendo, e com isso o peso de uma vida sem sentido, penosa e infeliz.

Porquê olhar para dentro?

Porque do lado de fora, já nada satisfaz, já nada nos preenche de forma definitiva plena e feliz, e porque são inúmeros que hoje e em toda a história da Humanidade, o disseram, o “caminho” o processo, é um olhar interior.

O que significa Olhar para dentro?

Olhar para dentro resume-se a uma só palavra, “OBSERVAÇÃO”. A Observação interior, consiste na PURA OBSERVAÇÃO da VIDA, incluindo-se a si mesmo nela. Esta Observação, foi designado pelo Oriente como Meditação, a Meditação consiste na Pura Observação de si mesmo, e da VIDA, e você “É” essa Vida.

Em termos práticos, a Observação, baseia-se no conhecer-se a sí mesmo, como Vida que “É”, observar, decifrar, o que significam sentimentos, pensamentos, emoções, tensões, de medo, de felicidade, dentro de si.

A prática da meditação, quando realizada, individual em posição de Lotus, no silencio e no encontro de si mesmo, pretende, sensibiliza-lo para a tomada de uma Nova Consciência, a Consciência sobre a sua própria Consciência, a Consciência sobre o seu próprio pensamento, sobre a sua mente, sobre as suas emoções, sentimentos, e por fim sobre si mesmo. Esta prática, traduzir-se-á no acalmar da mente, no acalmar do pensamento compulsivo.

A meditação pretende assim a tomada de uma Nova Consciência, que a seu tempo deve ser exercida de forma activa e diária no dia-a-dia, de todo aquele que aspira a Verdadeira e única libertação.

Por outras palavras, a Meditação activa é a Pura Observação, Contemplação, Consciencialização, que Você “É” a Vida olhando para a VIDA. A importância desta Nova Consciência, é sinónimo de Vida Desperta, iluminada, nele reside a Sabedoria do seu mestre interior. Esta tomada de Consciência, só é possível no “AQUI e no AGORA” ela transcende o pensamento, as emoções, os sentimentos, e todo manifesto, esta tomada de Consciência é UNA com o Universo, e é quem você “É”.

Acreditar em si, no seu coração, é acreditar na Vida, é acreditar na magia do Aqui e do Agora, é Observar-se a si e ao todo, ao Mundo e as pessoas, sem interferir, e apenas observando, não alimentando as energias, os pensamentos, as emoções, as reacções, e tudo que possa não se identificar. A angustia, a tristeza, o ódio, o ciúme, a raiva, e toda e qualquer energia que emerge dentro de si, não é quem você “É”, você “É” quem Observa, e por detrás e uno com a Observação está o AMOR .

Você “É” a VIDA sem nada adicionar, tudo passa, tudo é efémero, tudo nasce cresce e transforma, você é o eterno Observador.


Bem-vindo ao Novo Mundo.


PAZ