quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O discipulo perguntou ao mestre

Certo dia o discípulo perguntou ao mestre

Mestre qual a formula para a realização?

O mestre de forma muito subtil respondeu.

Não existe formula para a realização, contudo existe uma observação.

O discípulo confuso perguntou.

Observação? Observar o quê?

A Vida.

Respondeu o Mestre.

Mas eu já Observo a Vida, e não me sinto realizado!

O Mestre em seguida serenamente perguntou.

O que observas, e como Observas?

O discípulo, meio baralhado, disse.

Observo com os meus olhos, e observo a Vida.

De seguida o Mestre respondeu.

Todo aquele que procura a realização através dos olhos físicos, jamais se realizará, pois os olhos físicos são fruto da realidade fazem parte de um corpo e de uma mente, por consequência não vês a realidade, mas sim uma pequena parcela efémera da mesma.
Os olhos físicos, percepcionam apenas o reino das formas, dos objectos, o reino dual, a separação torna-se assim óbvia entre o sujeito que observa e o objecto observado, esses olhos jamais percepcionam o reino do Espírito e da Alma. Para vislumbrares a fragancia da realidade eterna, tens de Observar o Presente Momento com os olhos da Consciência, a testemunha de ti mesmo, esse sim é o Observador, são esses os olhos mágicos que te revelam a realidade. Inclui-te no filme da Vida, e verás que a separação entre a "tua" personagem e o resto que vislumbras, é fictícia e ilusória, com persistencia e dedicação, ser-te-á então revelado a tua essência.

O discípulo, estupefacto com a resposta do seu mestre, resolveu fazer a experiência, sem pensar, e apenas auto contemplando-se a si, e a tudo á sua volta. Constatou para seu espanto, que com os olhos da "sua" consciência, por breves instantes contemplou a película momentânea do filme da vida no qual estava inserido. Imaginou-se actor neste palco da Vida, e contemplou tudo e todos como sendo fruto da sua imaginação, como se de um sonho tratasse. Maravilhado com a experiência, dirigiu-se ao seu mestre, e com um sorriso na cara disse:

Mestre hoje finalmente partilhamos os mesmos olhos, posso de facto tomar consciência de mim e tudo o que me rodeia, e nessa perspectiva tudo são formas incluindo o meu corpo.

O Mestre sorriu, abraçou-o e de seguida exclamou:

Vive segundo a Consciência, e em breve alcançaras o que te é inato por por Natureza, porém verás que esse estado natural foi lentamente esquecido, para dar lugar ao ego, ao pensamento e á crença compulsiva de que estás separado, que por sua vez distraí-te da realidade. Deverás então por iniciativa própria iniciar um compromisso para contigo mesmo, de forma a que um processo de auto interrogação e de vigília sobre a tua mente e os teus comportamentos, te levem a discernir a natureza das coisas e com isso separares a realidade da ilusão.

A desmistificação do ego, é sinónimo ao renascimento da Vida em ti.



De forma mutua, olharam um para outro com carinho e contemplação.

Somos UM

Nenhum comentário: