sábado, 7 de agosto de 2010

Despertar para a Vida

Despertar para a Vida é Viver o Presente Momento, pois só ele existe. É o momento Presente, que alberga toda a Vida, em que você eu e todos vivemos, não existe outro momento sem SER o momento Presente.

O que intitulamos como tempo, passado ou futuro são meros conceitos mentais. Projecções da mente que por sua vez nos distraem e nos “afastam” do momento Presente.
Um afastamento que é ilusório, pois nem você nem eu nem ninguém pode ausentar-se do momento Presente, quanto muito pode ignora-lo ou por e simplesmente esquece-lo.

São inúmeras as pessoas que se interrogam e questionam, porquê esta persistência sobre o momento sobre o Aqui e o Agora, porquê razão em todo mundo surgem vozes afirmando a importância de simplesmente estar Presente.

O Presente foi de certa forma deturpado, o Homem utiliza o momento Presente a Vida o palco que o sustenta para viver a ilusão, a ilusão do tempo.
Julgo que foi Buda que disse: se estais na roda do tempo estais perdido.

A forma pelo qual o Homem se “ausenta ilusória.mente” do momento é através da mente.
Questões como:
“Quando como e onde” são preocupações que enchem a Vida daquele que Vive em prol do tempo e não do momento.
O Homem se preocupa constante.mente desmasurada.mente com o futuro que se esquece assim viver o Presente, esquece Viver a Vida de forma plena e Feliz.

A razão pelo qual o momento Presente se torna cada vez mais “importante” é porque a vontade da Vida em si em mim e em todos é de facto Viver de forma Feliz e plena. Contudo isso só é possível no Presente e quando Consciente do Momento, estando com atenção ao momento e a tudo que nele se manifesta.

Um simples almoço pode SER uma experiencia de sabor Original Magnifico e de Felicidade plena, isto porque a sua Atenção esteve Presente ao momento e não fora dele.
Quando Consciente do Presente, o paladar o simples acto de mastigar e ingerir a comida é deveras um acto original, saborea-se o manjar como se fosse pela primeira vez. Porque assim o “É” tudo na sua Vida é a primeira vez, tudo é Original Novo e único nada se repete.
A Criança Vive neste mundo, no reino da magia onde o Presente Momento é um PRESENTE inigualável a outro qualquer.

Quando estamos Presentes a Vida manifesta essa magia, uma Magia que só pode SER vivida quando nos entregamos a ela, quando estamos com atenção a ela.

Porém o Homem Vive em demasia nos seus pensamentos e distraído do momento Presente, ele almoça sem saborear o momento e o aroma que a Vida lhe proporciona.
Simplesmente porque durante o almoço a preocupação e a atenção inicialmente dada aos seus pensamentos prevaleceram. É então que ele utiliza o palco, o momento Presente para Viver a ilusão, preocupado com as reuniões que têm de realizar, o dinheiro que têm de angariar, ou então triste revoltado com o comportamento de um familiar.
São estes e muitos outros pensamentos desviam a sua atenção sobre a Vida Presente.

Ele assim se ausenta e não Vive a Vida, vive apenas um pensamento que o “retira” ilusória.mente do momento.
Expressões como: "amanhã serei feliz, amanhã conseguirei o que quero" mantêm-no preso ao pensamento, longe da magia do momento.

A Vida têm “algo” a revelar, algo que só você pode conceder e permitir a si mesmo. Primeiro terá que acreditar para assim existir abertura e curiosidade em experimentar, uma experiencia que antecede um validar, que após validado será então um saber.

Viver o Presente não é ignorar o futuro nem o passado, é sim reconhecer o propósito do tempo. Um propósito que serve o Presente, o de Criar e validar o que serve a Vida em si que existe no Momento.

Nenhum comentário: