sábado, 7 de agosto de 2010

O cepticismo face a uma realidade que não parece Real


O homem sonha a obra nasce. Que obra é essa que o homem em tempos sonhou? Olhamos para o Mundo e não nos identificamos, guerras, fome, pobreza, descriminação, stress, angustias, conflitos, e por vezes vidas sem sentido.
O homem procura, esforça-se, planeia, controla, e busca incessantemente a felicidade, uma felicidade que aparenta ser cada vez mais diminuta, longínqua.

Surgem movimentos, associações, religiões, iniciativas, tudo em prol de uma resposta capaz fazer frente a actual situação em que o homem vive.

Enquanto isso as televisões e meios de comunicação comunicam as desgraças de um Mundo que aparenta estar em colapso, falências e uma economia que se afunda em preocupações, conduzem o homem a maioria das vezes a um desespero que se reflecte na sua própria saúde.

Nasce então a vontade de viver de forma diferente, de encontrar uma solução credível e válida para a Vida. Onde encontrar, como encontrar, por onde escolher, ou por e simplesmente o que fazer. São estas as questões e muitas outras que surgem na mente daquele que busca um significado a Vida.
SER feliz não apenas por um momento, mas sim no "momento" de forma plena, e com isso mudar, ajudar, contribuir e assim transformar a Vida, numa Vida melhor para todos nós.

O cepticismo acompanha o Homem, na capacidade de conseguir esse feito. Muitos são os que duvidam, e não acreditam que seja possível a mudança. Olham ao seu redor, e vêem que o exterior não lhes transmite essa segurança, essa possibilidade, pois tudo aparenta estar longe e distante das suas capacidades.

O que posso eu fazer para mudar a minha Vida e a Vida ao meu redor? Como posso eu fazer algo face a um Mundo Gigante e aparentemente intocável por mim mesmo?

É então que o Coração, a Consciência dele mesmo se afirma, inicialmente pela forma de esperança, que sim é possível é provável SER possível.
Acreditando em si mesmo, não no Mundo, mas sim primeiro em si. Lentamente o Homem começa acreditar que a Vida em si pode mostrar-lhe algo, que a interacção entre ele mesmo, têm algo a revelar-lhe, que o Coração a Consciência a honestidade e Humildade para consigo mesmo, é a forma pelo qual ele desvenda um sentido a Vida.

A posição de espectador, e de testemunha para com um Mundo sem sentido, é ultrapassado, para agora dar lugar ao exemplo. Não interessa mais se o próximo errou, ou se agiu mal, o impulso em culpar o mundo e o exterior lentamente cessa, para dar espaço á mudança que você pode SER.

“Agora” o mais importante é você, a VIDA que á em si. A pessoa mais importante na sua Vida é você, e é você que decide como viver a sua Vida, é você que escolhe por si mesmo o que é válido para si. Se triste ou se feliz, se angustiado ou se alegre, se deve ou não aborrecer-se, ou se deve ser o exemplo para com o próximo e para consigo mesmo.

O Coração mostrar-lhe á que o caminho é para quem acredita, pois sem acreditar o sonho não nasce, sem acreditar em si mesmo o homem não VIVE de forma feliz.

Nenhum comentário: