sábado, 7 de agosto de 2010

A Vida assemelha-se a uma escola


A maior e mais importante de todas as escolas que possamos frequentar, é a escola chamada Vida.
Ainda antes da nascença, o feto aprende e assimila informação, que lhe é partilhada pelos pais. A Vida está então sujeito a esta troca de partilha, onde a interacção entre a Vida é uma constante, e aprendizagem um efeito.

A Vida cresce transforma-se e evolui.

Assim como a semente que caí ao chão e desenvolve-se em direcção á luz, também o Homem nasce com o forte impulso de SER feliz.

É então que a Vida no SER, segue o impulso inato de SER simplesmente feliz, porém o mundo ao qual assiste, comunica-lhe que a felicidade é algo exterior a si, toda esta noção nasce da aprendizagem, que por sua vez lhe é transmitido pela interacção e a experiência vivida.
O Homem segue assim o modelo de Vida transmitido pela própria Vida.
Família, amigos, desconhecidos, e toda a experiência na vida, tornam-se assim a sua Escola. Tudo têm influência sobre a sua personalidade, e a tomada de consciência face á sua realidade.

É ele que dita a si mesmo o que é válido, e o que não é. Contudo são inúmeras as vezes, que a sua verdade está condicionada a uma crença, fundamentada apenas pelo que lhe fora transmitido, e não experienciado.

Podemos então afirmar que a nota mais alta que o Homem busca atingir nesta Escola, é a Felicidade.
É então que o Homem estuda, planeia e se esforça em atingir tal nota, um esforço fundamentado pelo que lhe fora transmitido pela sociedade. Todo este conceito nasce na crença depositada em que a felicidade se encontra no exterior, e que a mesma se remete a algo com principio meio e fim.
O carro ideal, o negócio ideal, a esposa ideal, a família ideal, as férias ideais, enfim a felicidade está agora no exterior, e o Homem parte em busca disso mesmo. Trabalha para obter riqueza, esforça-se para agradar o parceiro, a sociedade, os amigos, a família.
Tudo isto em prol de uma felicidade limitada, pois tudo passa, o carro que compramos hoje, a empresa que possuímos amanhã, o parceiro, a família, etc.

O estudo a dedicação e o empenho em obter essa nota, depressa é ultrapassado para agora a manter. A dificuldade surge agora em manter a Felicidade, de forma mais permanente e estável. Algo que se torna cada vez mais difícil, tendo em conta a enfermidade do mesmo, pois o carro novo que nos proporcionou alegria e felicidade, foi apenas por momentos, e agora á que realizar novos momentos novos motivos para alcançar a felicidade.
O Homem mergulha assim na roda-viva do apego, do tempo, onde o julgamento sobre a felicidade, condicionou a felicidade a algo exterior a si.

Uma vez experienciada toda esta experiência, e não estando satisfeito o Homem lentamente pára, hiatos de lucidez, de Consciência mais Presente se manifestam, e ele se interroga como e o que fazer, para conseguir essa felicidade.
É por esta altura que a abertura a outra forma de viver é colocado em causa, a hipótese de haver uma outra maneira de viver a Vida é por fim posto em causa. Esta decisão conduzi-o a um evoluir na escola da Vida, a experiência que tivera no passado, não mais serve, e agora ele opta por viver outra experiência, a experiência de acreditar em si mesmo, em acreditar que como VIDA que “É”.

É lhe legitimo SER feliz, e acreditar que essa é a vontade da Vida para com a Vida, que ele “É”.

A Vida assemelha-se a uma escola, onde o Professor é a sua Consciência a sua Honestidade a sua humildade, e o aluno é você.
Nesta escola toda a experiência é válida, e serve para atingir uma só nota, o de SER Feliz.

Nenhum comentário: