sábado, 7 de agosto de 2010

Do que nos serve o Passado


Inúmeras são as expressões e os sentimentos que o Homem nutre pelo passado, o mais comum é a “saudade”.
A saudade remete a uma vontade de vivenciar de novo, a experiencia passada, é então que o Homem utiliza o momento Presente para assim desejar a repetição do sucedido.

Podemos então alegar que saudade está de certa forma de mãos dadas com o desejo. Um desejo que alega, que a repetição da felicidade está pendente da recriação idêntica de um resultado obtido algures no passado.

A expectativa, o desejo, e o apego a um resultado que já passou, distrai e desvia assim a atenção do Homem sobre o momento Presente. O Homem vive então, em função de memórias, e esforça-se em projectar a mesma experiencia no futuro.

Esta atitude para com a Vida não serve ao Homem, pela simples razão que a abertura ao Novo foi substituída por a carência sobre o velho.

Nada na Vida se repete, tudo é Genuíno e Original, a Vida é este fluxo de criatividade constante, onde as situações acontecem sempre pela primeira vez.
Viver o Presente em prol de um Passado, não só não serve a Vida, como aprisiona a Vida.

Assim o é também com o ressentimento com o rancor, ambos são sentimentos pensamentos que fundamentam-se no Passado, nutrem a sua existência em Prol de um passado, que já não Real, já passou. Porém o Homem através do seu pensamento se aprisiona e alimenta estes sentimentos, a Vida mais uma vez se auto bloqueia, não permitindo a manifestação do novo de forma Plena.

Quando estamos ressentidos face a alguém, tendemos a manter uma postura fechada para com a pessoa em questão, esse fecho não nos permite SER felizes, e mantêm a energia de um passado preso a nós. Uma vez reconhecido esse bloqueio, a tomada de Consciência sobre o mesmo torna-se Natural, e Homem apercebe-se da captura que o tempo e o passado teve sobre ele.

Todavia o Passado pode e deve servir a Vida, mas apenas e só apenas como referência, como um percurso em tempos experienciado que Agora, se torna como ponto de referência para o que é válido ou não para a Vida de cada um.

As memórias Servem para ser contempladas, constatadas e validadas, como algo que serviu um propósito maior, o de estar Aqui e Agora Consciente que a Vida o presenteou com momentos de Alegria ou de Tristeza.
Momentos esses que nos servem para guiar o presente momento, que nos servem para distinguir o que nos serve ou não, o que nos faz verdadeiramente Feliz ou não.

Nenhum comentário: