sábado, 7 de agosto de 2010

Onde está você?


Só existem dois lugares onde você pode estar, a diferença entre ambos é que um é Real e o outro é ilusão.

Para falarmos de ilusão e de Realidade temos primeiro, que entender porque razão um é classificado como real e o outro é ilusão.

Em tempos alguém disse: “onde estiver a sua atenção está a sua realidade”, a verdade é que o facto de ser sua a atenção, não significa necessariamente que seja real.

A Realidade é algo que não pode ser expresso por palavras mas apenas presenciado e consciencializado por si mesmo, isto significa que só a auto Consciência que tudo presencia pode lampejar a realidade. Isto porque tudo o que passa, tudo o que se transforma e evolui não é Real, suas características são efémeros, nuvens que se atravessam no caminho de quem as presencia.
Porém são as nuvens que provocam a experiencia, são elas que nos causam dor, prazer, e que constituem o filme da Vida em cada “UM”.

Por outras palavras tudo é um sonho, onde a Vida está a sonhar consigo mesmo. Despertar significa acordar dentro do seu próprio sonho, de forma a tomar Consciência de quem você “É”, e com isso desmistificar o porquê por detrás de todas as coisas.

Os dois lugares onde podemos estar, são o momento presente, e o pensamento Temporal identificativo. Falo em pensamento temporal identificativo, porque a Vida em si se identificou com esse pensamento de forma desmesurada, fazendo com que você se esqueça do Presente momento.
Podemos então verificar que a existência de um (Pensamento Temporal identificativo) só pode coexistir com o apoio do outro. Isto é você ausenta-se do momento de forma ilusória, pois nada nem ninguém pode ausentar se do momento, pela simples razão que você e tudo o resto são o momento conhecendo-se a si mesmo.

Será então legitimo dizer que a forma pelo qual a Vida vive a ilusão é quando se esquece do momento, projectando-se a si mesma para “fora” do momento em forma de pensamento.

Exemplo disso são os momentos dos quais estamos preocupados com o futuro. Nesse momento a Vida em si esquece o momento Presente, para então Viver a Ilusão da mente. Vivemos aprisionados a uma crença por nós depositada. Uma Crença que nos faz esquecer o momento Presente para Viver uma Vida em pensamento.

O Pensamento é algo muito poderoso, pela simples razão que a mente é o lápis que escreve a nossa "aparente Realidade". Estar identificado com a mente é esquecer o momento e a totalidade que ele revela.

O passado e o futuro são conceitos mentais, que podem conduzir o Homem "a Vida que há em si" a um aprisionamento, um aprisionamento fictício e ilusório, mas que causa dor sofrimento e angustia a todo aquele que o vive.

Podemos então, parar no “tempo” e com isso vislumbrar o momento e tudo o que nele se passa, incluindo os pensamentos. Quando assim é, a Vida em si lenta/mente desperta de um sonho, para então viver outro sonho, um sonho Consciente.
Quando Presente no momento, quando atento ao que o momento têm para lhe oferecer, a Vida revela o segredo da Vida, como Viver e como fazer.

A raiz cresce e com isso a estabilidade é garantida, isto porque toda a Arvore sabe que para se tornar Arvore, há que evoluir crescer de forma sólida e sábia, só assim o fruto poderá nascer.

Viver o momento não é ignorar o pensamento nem tão pouco não pensar no passado ou no futuro, é sim tomar Consciência do Momento incluindo o pensamento, e com isso SER honesto, constatar a natureza do mesmo. Que tudo passa, que as nuvens que surgem hoje são nuvens que ontem hoje não mais existem.

Honestidade é sinónimo de Momento, isto porque a Vida é pura Honestidade auto se conhecendo, auto despertando. A Vida só pode manifestar-se através de si para si, e só você pode reconhecer o que sabe e o que não sabe sobre a Vida. Estar aberto receptivo ao momento, é reconhecer que o momento esconde uma magia, onde tudo acontece pela primeira vez, e que não saber é a abertura para, o saber.

Onde está Você? É talvez a pergunta mais relevante que a Vida pode fazer a si mesma.

Nenhum comentário: