sábado, 7 de agosto de 2010

O poder de aceitar Conscientemente


O que significa aceitar? Qual a influencia e o resultado quando aceitamos?
A aceitação tem sido uma tarefa árdua na Vida do Homem. O Homem quando descontente quando infeliz para com uma situação na sua Vida, a reacção é de rejeição, ele tenda a recusar a situação em causa.

São inúmeras as vezes em que homem sofre em prol de uma expectativa, em prol do seu desejo. Quando assim acontece a não-aceitação sobre o sucedido, aprisiona o de tal forma, que depressa, se torna a presa de si mesmo.

A Vida mostra-nos que Viver é aceitar, é fluir com o momento de forma a aceitar a novidade a originalidade que a Vida têm para nos mostrar. Em nada a Vida se prende a ela própria, nada recusa, e tudo aceita, a Natureza é prova disso mesmo. O rio jamais pára, jamais deixa de aceitar a agua proveniente da nascente, porque o rio sabe que a Vida é esse fluir, sabe que aceitando também ele pode dar, e o ciclo da água se completa.

Uma simples ferida mostra-nos a capacidade de regeneração e transformação que a Vida possui sobre si mesma, quando aceitamos a ferida, a seu tempo ela própria sara, mas se ao contrário estivermos constantemente a retirar a crosta dessa mesma ferida, essa “não aceitação” fará com que a ferida permaneça.
Assim é com a Vida, por vezes sofremos sem saber porque sofremos, alegamos que o problema está no exterior, quer seja o trabalho, o parceiro que não corresponde ao nosso Amor, ou a doença que permanece em nós, tudo aparenta estar fora de nós, e depressa culpabilizamos o exterior como principal causa do sucedido. É então que não aceitamos, não aceitamos o sucedido, e não aceitamos a mágoa, a tristeza e a incapacidade em nós para resolver o mesmo, por vezes rejeitamos a honestidade em prol do orgulho, e mantemo-nos assim, num estado de sofrimento.

Quando não sabemos o porquê do sucedido, existe uma humildade, uma honestidade, e uma Consciência sobre esse “não saber”. Quando estamos tristes, aborrecidos, e nos sentimos indefesos, incapazes de resolver o problema em causa ou a situação em causa, a Consciência desse “não saber” é a resposta, a simples honestidade para consigo mesmo, o simples aceitar, e dizer a si mesmo: “Eu não sei” é o suficiente para aceitar o sucedido, é o suficiente para desbloquear o bloqueio emocional sentimental mental que possa ter existido.

Esta aceitação por vezes surge em simultâneo, com o momento intimo de choro, de grito, ou simplesmente de recolhimento para consigo mesmo. Mas é este aceitar, esta Observação sobre si mesmo, que o vai libertar do “problema” da situação em causa. Esta tomada de Consciência serve a VIDA, porque “É” a VIDA em si mesmo cuidando de si mesmo, acreditando em si mesmo.

Não saber, é uma dádiva, pois no não saber está a Originalidade da Vida a vinda do Novo.
Admitir que não sabe, mas em simultâneo reconhecer o seu sofrimento, é Aceitar, acreditar e permitir á Vida que você “É” o espaço para que o novo se possa manifestar.

Existe então um lado inconsciente da Vida em si, bem como um lado Consciente. Aceder a Consciência é ser Honesto para consigo mesmo, é pura aceitação de si mesmo.

A Vida quando Consciente dela mesmo, tudo aceita e nada ignora, aceita o sofrimento pelo o que é, e não pelo o que julgávamos ser. Aceitar-se a si mesmo é aceitar a VIDA em si, é permitir que a Vida Consciente em si se manifeste.

Não ignore os seus sentimentos, não ignore o seu interior, Aceite sim a sua Vida, e verá que na aceitação na Observação na Humildade de quem soube reconhecer que “não sabe”, virá a magia do NOVO.



PAZ

Nenhum comentário: