sábado, 7 de agosto de 2010

Responsabilidade


A palavra o conceito e por fim a ideia que a sociedade adoptou para definir o termo Responsabilidade, têm vindo com o passar do tempo desgastando o Homem e a sua Vida neste planeta.

A responsabilidade têm se tornado assim um fardo demasiado pesado, acorrentando o Homem em preocupações e apreensões face ao compromisso em causa.
O termo Responsabilidade diz nos, que somos nós os responsáveis por algo, existe assim um relacionamento entre o Homem e esse mesmo algo, uma separação.
Esse relacionamento é um relacionamento que pode ser influenciado pelo exterior ou não, contudo a ultima palavra a decisão final é sempre a do Homem.

Quando nos sentimos responsáveis por algo exterior a nós, sentimo-nos grande parte das vezes como um Ser importante e fundamental para o funcionamento desse mesmo algo. Porém a importância deriva muitas das vezes pelo que o exterior nos dita, a sociedade atribui-nos estas tarefas, responsabilidades que nos desviam a Atenção sobre o momento Presente.

A responsabilidade é muitas vezes visto como um estatuto na sociedade, algo que classifica e que nos qualifica a nossa posição face ao próximo, somos assim avaliados pela nossa responsabilidade para com a Vida.

Se somos um bom Pai, uma boa dona de casa, um bom gestor, um bom arquitecto, um bom pintor, um homem de sucesso, etc.. Tudo de uma forma ou outra é avaliado, pelo grau de responsabilidade que prestamos e demonstramos ao próximo.

Responsabilidade é hoje sinónimo de importante, e de facto assim faz sentido o SER, mas que responsabilidade deve a Vida ter, qual a maior responsabilidade da Vida? Não será a responsabilidade para consigo mesmo? Não será a responsabilidade para com a Vida que você “É”?

Responsabilidade é sinónimo de Honestidade, SER responsável é SER honesto para consigo mesmo, é reconhecer que não existe nada mais importante na Vida do que a Própria Vida, que é você.
E o que é você? Isso só você pode responder, isso só você pode descobrir, através da Honestidade para consigo mesmo.

Importante é este momento onde tudo acontece, este momento onde você está, o único local onde você se encontra consigo mesmo. Importante é você SER feliz, não feliz por um momento mas sim Feliz no momento.
Isso sim é SER responsável, é acreditar que ao SER honesto para consigo mesmo, é SER honesto para com a Vida é SER responsável pela Vida.

Responsabilidade, não é ignorar as tarefas os compromissos para com a Vida, é aceitar tudo isso, é saber que mesmo não sabendo como fazer, mesmo não sabendo como controlar, você sabe… que o estado mais responsável que pode existir na VIDA é sim estar Consciente da sua Honestidade, de acreditar na VIDA que há em si. Essa sim é a única e válida Responsabilidade.
Tudo o resto são nuvens, grãos de areia, aos olhos da VIDA que você “É”.
SER honesto, é ter coragem, e com isso dar espaço, dar tempo, dar Presença, é de facto SER responsável, é acreditar em si na Vida, é saber que a vontade da Vida é SER feliz. É saber que mesmo não sabendo, a humildade a honestidade de aceitar esse “não saber” é reconhecer o vazio em si, que dará lugar ao Novo. Simples/mente porque você acreditou na magia da Vida e reconheceu a sua própria honestidade.

SER responsável é estar Consciente deste momento da VIDA que você “É”, essa é a maior Responsabilidade que alguma vez pode ter.

Nenhum comentário: