segunda-feira, 20 de abril de 2009

2 Mundos, um Real, outro ilusão


Let It Be - Joan Baez


Como dizer a todo aquele, que vive na ilusão, que existe outro Mundo, um Mundo Real, e verdadeiro.

Grande parte da Humanidade vive no Mundo da ilusão, o mesmo será dizer que vive no mundo dos Pensamentos compulsivos.

Confesso, que faz já algum tempo, que à semelhança de muito poucos, que utilizo, um “mantra” ou um lembrete, como queiram chamar, para me situar na Vida Real, do Aqui, do Agora.

Ainda hoje o faço, com menos frequência, é certo, aliás para contentamento meu, muito menos. Um lembrete, que se revelou, vir a ser, uma ajuda imprescindível e preciosa, que lentamente me ajudou a acordar, de um mundo adormecido.



Esse lembrete, consiste na prática diária, de lembrar-me onde estou, e o que estou a fazer, no momento exacto, em que me lembro. Por norma quando apercebo-me que estou mergulhado em pensamentos, de forma inocente, costumo rir de mim próprio, pois apercebo-me que por momentos, deixei o Aqui e o Agora, em prol de um Mundo Fictício, ilusório, que é Pensar desmesuradamente no futuro ou no passado. Entenda-se que o Mundo dos pensamentos, é o Mundo ilusório, pois é nele que o Homem se perde, uma auto hipnose, a ele próprio, pois a crença depositada no ego e nos pensamentos, é de tal forma validada, que o “retira” da Vida, do momento Presente.

Na maioria das pessoas esse Mundo, é a sua realidade, vivem de tal forma aprisionadas, no Mundo dos pensamentos compulsivos, que esquecem o Aqui o Agora.

Uma vez mergulhado nos pensamentos, a pessoa se identifica, e atribui toda a sua atenção aos mesmos.



É muito importante que estejamos atentos a atenção, isto porque, onde estiver atenção, está você.

Tome como exemplo, este preciso momento, “A SUA ATENÇÃO ESTÁ AQUI, LENDO ESTE TEXTO, É AQUI QUE VOCE ESTÀ, E ESTA É A SUA EXPERIENCIA, A SUA VIDA ESTÁ NESTE MOMENTO AQUI”.

O telefone pode muito bem tocar, neste momento que se segue, e a sua atenção foi desviada, para o mesmo.

Tudo isto é óbvio, é natural, e é inato a qualquer um de nós. Mas quantas vezes estamos mergulhados no “pensamento” sem sequer estar com atenção?

Na verdade, quando estamos pensando desmesuradamente, em pensamentos compulsivos, a nossa atenção deixa de existir, e tornamo-nos, os pensamentos.

Quando estamos aborrecidos, indignados, ou simplesmente tristes, é porque a atenção cessou, e a pessoa se identificou com o pensamento.

Experimente, e constate você mesmo, se estiver triste porque chumbou no exame de condução, são os pensamentos que o tornam triste, e não a experiência de ter chumbado.

Veja, Observe, esteja com atenção, tudo o que, o entristece, são os inúmeros pensamentos. Pensamentos, de que não foi capaz de passar, pensamentos de que queria ir passear de carro com os amigos. Enfim, toda a causa reside na credibilidade dada aos pensamentos.

Veja, ninguém disse que não pode ficar desiludido, contudo a decepção, pode e deve ser apenas momentânea, pois a Vida REAL está a sua volta, o Sol continua Brilhando, as pessoas conversando, você respirando, e o vento soprando, a VIDA está VIVA.

E você está, sem atenção, ignorou-se a si, a Vida. De tal modo, que o pensamento triste e você são agora um.

Crie, um Mantra, ou um slogan, ou apenas um lembrete, e diga-o, vezes sem conta, durante o dia a si mesmo. Pode ser, por exemplo: “vejamos Aqui e Agora a Vida” e nesse momento, quando disser essa frase a si mesmo, Contemple, Observe, e esteja com Atenção, em tudo e em todos, incluindo você.

Verá que, estava a pensar em demasia, ou que a diversidade do que o rodeia é estonteante, ou ainda que o silêncio e o vazio transmitem uma Paz inigualável.

A experiência de estar Presente, no Aqui no Agora, é de um enriquecimento, fulminante quando Consciente, dela mesma. Verá que o Mundo Novo é essa Atenção, é essa Observação, é essa Contemplação, e a Consciência da mesma.


Deixe a vida apenas SER…




Paz

Nenhum comentário: