domingo, 19 de abril de 2009

Os 3 estados de Consciências

O Homem dividiu o Tempo em, 3 fases: (Passado, PRESENTE e Futuro), porém só existe o PRESENTE. Tudo que acontece, acontece no Presente.

O sonho (ilusão) onde qual, o Homem mergulhou, está exactamente no contexto Temporal, ele vive no Presente, contudo fora dele, como é isso Possível?

Através da sua identificação com a mente o seu pensamento. Actualmente o Homem prevalece na ilusão temporária do seu Pensamento, ele utiliza a única ferramenta (órgão) que possui, e capaz de projectar essa ilusão, a sua própria mente.

vejamos alguns exemplos:

O João logo de manhã cedo, se levanta da cama, e seu primeiro pensamento consiste, na pressa e stress de se vestir pois têm o autocarro para apanhar, em simultâneo a preocupação do dinheiro que têm de arranjar para comprar o TM novo que pretende, em seguida já no percurso para a escola preocupa-se com o arranjo da sua mota, e ainda com a nova mota que pretende comprar, pois sábado deseja estar com os amigos, e dar a volta ao guincho com eles, já na escola, critica (Mentalmente, Pensamento) a roupa do colega de escola, que é demasiado vanguarda, etc, etc, etc…

Ou

O Sr. Pedro desempregado, solteiro, e sem fundo de desemprego, passa o dia auto Humilhar-se, desprezar-se e a vitimar-se, devido á História da sua vida. …”Fui despedido, injustamente pelo meu Patrão, a culpa é do estado, a culpa é do David, a culpa é da Maria que fugiu da minha casa, e me deixou na miséria, estou muito doente, tenho um problema de rins, e uma hérnia na perna, estou muito doente, etc. etc. etc…



Estamos presentes, de 2 casos distintos, A pessoa que vive no futuro, e a pessoa que vive no seu passado. Todos eles utilizam o Presente como plataforma da sua ilusão, o palco onde tudo se encena é o PRESENTE, onde tudo acontece, contudo nenhum deles parece ter a Real percepção de que o Presente está a servir para viver a ilusão, de que adianta, pensar (sob re viver) no passado, se o passado já não existe, de que adianta pensar (sob re viver) um Futuro que ainda não existe.

A sociedade na sua maioria vive aprisionado nestes 2 mundos do pensamento (Passado e Futuro) esquecendo-se do Presente. Grande parte da sociedade, procura a felicidade no exterior, nomeadamente no material. Não vou de forma alguma negar que o material não nos concede felicidade, seria hipócrita da minha parte negá-lo, porém tenho a plena consciência que todo material é efémero, tudo muda*, o carro que recebo hoje, não é o mesmo carro que desejo daqui a 10 anos, (digamos que o vicio do consumismo, consiste na ânsia de satisfazer esse estado de felicidade) por isso mesmo temos Pessoas que passam a vida a fazer compras, ou a desejar algo, pois julgam que quando a possuírem, estarão preenchidas e completas, porém isso não aparenta ser real, pois a pessoa pouco tempo depois procurará outro desejo para satisfazer a sua felicidade, e assim consecutivamente. Resumindo, vivemos num Mundo de pensamentos que se preocupa constantemente no amanhã, quer seja a prenda que desejo, ou a situação financeira difícil, com contas a pagar, tudo serve de pretexto para a mente se projectar no futuro. Por outro lado temos uma parte da sociedade que vive no passado, na “sua” História por assim dizer, passam a vida a vitimar-se, e a culpar tudo e todos, a sua angustia é projectada para fora, pois vêm um mundo angustiado, violento, cheio de stress, e injustiças, etc. Com tudo isto acontecer na mente do Homem, ele esquece o AGORA o PRESENTE, onde tudo acontece. Será então legítimo, questionar o que têm o Agora, o Presente de tão especial? Antes de mais todo o Homem que não vive o Agora, ele não vive, ele sobrevive, tornou-se prisioneiro da sua mente, vive uma liberdade condicionada, e por fim morre e deixa para trás uma “vida sob revivida” na ilusão do tempo.

Pois muito bem é o Agora, que possui a Porta de entrada para sua verdade, é no Agora Presente, que o Homem auto conhece-se, estando no Presente, ele poderá aprofundar o silencio de estar Presente, Viver a vida, como a vida deseja SER vivida.Provavelmente o Agora possui alguma Magia, para lhe divulgar, provavelmente a mesma inteligência que faz florescer uma rosa, e que em simultâneo, mantêm o seu coração a bater, as marés funcionarem, e o vento soprar, têm algo a mostrar-lhe. Não devemos levar a vida tão sério, a seriedade retira-nos a simplicidade que é estar vivo.

*Excepto o presente que está Presente

Paz

Nenhum comentário: