domingo, 19 de abril de 2009

Não procure a Iluminação

Todos os momentos menos agradáveis, os “problemas” os aborrecimentos, os receios, enfim tudo que o leitor pode considerar como errado e negativo na sua vida, existe por uma causa apenas, para o direccionar á sua essência, para o reencaminhar ao “EU”.

A libertação do “ego” é de facto o maior obstáculo que o leitor pode possuir, contudo ele é proveniente da sua criação apenas.

O que significa a libertação do “ego”? Para libertar-nos de algo temos primeiro que saber o que é esse algo. Por isso mesmo, a importância de se auto conhecer, saber quem você “É”, e quem você não é.

Eu lhe pergunto faz sentido o Mundo onde vivemos? Faz sentido a carência a escassez, a doença, as guerras, a descriminação, o ódio, a revolta, a angustia, a tristeza, o medo, as preocupações constantes no amanhã, na situação financeira, na estabilidade familiar, conjugal, amigos, etc.?

Provavelmente para a sua mente, para “normalidade do sistema” tudo isso faz sentido. Mas “EU” lhe questiono o seu coração? E não a sua mente. O que sente o leitor face a tudo isto? Faz sentido que o mundo deve permanecer assim? Faz sentido que o mundo tenha que ser assim? Faz sentido que só depois de morrer você chegará a Plenitude e Harmonia?

A verdade não necessita de raciocínio, como pode a verdade necessitar de algo? Se ela “É” apenas, sem nada acrescentar.

Tudo que seja acrescentado á verdade, distorce o mesmo, oculta o mesmo, a criação assim o permite, porém, tudo que não é verdade, é mentira, e só pode existir em forma de ilusão.

A ilusão, é a causa do sofrimento, o Homem sofre em prol de algo que ele acredita cegamente, e que por sua vez, se apoia e têm fundamento na separação.

______________________________________________________________________________

A iluminação.

Existe de facto “etapas” para o Ser Humano, embora como dito por Eckhart Tolle e muito bem

“You need time until you realise that you do not need time"

“o tempo necessário é só aquele que você necessita para se aperceber que não necessita”

Por outras palavras você já “É” iluminado, o que o confunde é a ilusão, a sua crença na separação, no seu “eu = ego”.

Não procure a iluminação, o próprio termo procurar implica que você o perdeu, como pode você procurar algo que já possui? Seria como um cão atrás da cauda, não faria sentido, e o levaria á exaustão. Procure antes, saber onde reside a ilusão.

Procurar a iluminação, é uma ilusão da mente, que o conduz a si, a um carrossel sem princípio nem fim.

O “ap-ego” á matéria consiste na ilusão de que estamos separados, de que necessitamos de algo para nos preencher, para nos satisfazer, mas nada pode satisfazer o que já está satisfeito por Natureza, só a ilusão pode projectar escassez, e carência de algo. Você “É” Natureza, quando reconhecido isso, “você” verá que nunca ouve separação, e que a carência é fruto da sua mente.

Quando mencionei etapas, estou falando do processo que o Homem atravessa, até á sua chegada a casa, a realização que nada existia para ser realizado, excepto o discernimento entre a ilusão e a realidade.

Uma das etapas consiste, na descoberta do poder mental que ele possui, na capacidade de criação egoica que ele possui, através da lei da atracção, ele apercebe-se que querer é poder, e começa por dar azos aos seus desejos, contudo ele não se apercebe que o desejo por si só já reside e se apoia no conceito de escassez, falta, e meta. Tudo isto é legítimo e compreensível, aliás é uma das etapas mais aliciantes no caminho espiritual, pois tudo desde da nascença até á morte é caminho espiritual.

Mas é apenas uma etapa, mais cedo ou mais tarde, após a realização de que nunca está satisfeito, ele o “Ser Humano” colocará a questão da seguinte forma, é só isto desejos atrás de desejos? Até morrer, sempre a correr atrás de desejos?

Será então nessa altura, que ele pausará, e reflectirá sobre a sua vida, verá que tudo são memórias, e que a única coisa que se manteve do passado até á data presente, foi a “Testemunha” que testemunhou tudo isso. Quando o desejo de procurar de conseguir e de alcançar cessar, ele chegará, ao fim que é nada mais que o princípio donde ele partiu.


Existem inúmeras caminhos, e meios para o “despertar” do Homem, o mais frequente é através do sofrimento, o Homem chega a uma altura da sua vida, “forçado” a baixar as armas, e admitir que não possui controlo sobre a vida, e aceita o sofrimento, deixando esse mesmo sofrimento dissipar, para então entregar incondicionalmente a sua vida á vida.

Não compliquemos a simplicidade que “É” a vida.

Contemplar e Ser Contemplado “É” a Vida a Ser Vivida.
Sois o Milagre da vida Auto conhecendo-se

Paz

Nenhum comentário: