domingo, 19 de abril de 2009

Transformação ou mudança

Todos procuramos algo, uma vida melhor e mais feliz, um Mundo melhor, uma profissão melhor, um grupo de amigos melhor, está enraizado no homem esta necessidade.

Para isso, ele muitas das vezes opta pela mudança, pois a vida tem lhe ensinado, que o caminho é a mudança. Mudar de emprego, mudar de casa, mudar de País, mudar de amigos, mudar de namorado, mudar de esposa, em tudo o Homem busca a mudança, numa incessante busca de melhoria de Vida.

Contudo, ele se esquece que a busca, significa ausência, uma falta que ele crê, como verdadeira, acredita que necessita de algo, que não possui. E com isso ele parte á busca e á procura da mudança.

Mas será essa mudança válida, será essa a solução para concretização dessa lacuna, dessa ausência, será esse o caminho mais indicado?

Uma folha de papel, por mais que o leitor a dobre, e volte a dobrar, ela será sempre uma folha de papel, apenas o seu formato mudou, a sua essência se manteve intacta, ela se mantém uma folha de papel, sempre foi e sempre será.

Uma Semente. Por mais que o leitor a mude de uma posição para outra, se as condições para germinar não existirem, ela jamais se transformará, apenas a sua posição mudou, a sua perspectiva mudou, contudo a transformação não ocorreu, a sua essência se manteve intacta.

Actualmente, o Homem em tudo procura mudança, mas a mudança, não é a resposta, a mudança é o adiar, de um crescimento interior que á muito deseja florescer, é o adiar da felicidade, e com isso ele cria sofrimento, auto iludindo-se, ele procura satisfazer as suas necessidades básicas dos seus sentidos, quer sejam físicos, sentimentais, emocionais, ou meramente mentais, tudo isto em prol de uma ilusão, e na tentativa de preencher a lacuna que sente.

Para que tudo isto se perpetuo, ele (ego) tudo alega e tudo procura, sempre no exterior, quer seja um novo companheiro, um novo emprego, um novo carro, uma nova casa, etc. Não se apercebendo que o que está acontecendo, uma vez mais é o adiar, e em simultâneo um jogo mental e emocional do seu corpo, que o impede de encarar a realidade, e o distrai de observar o interior. Pois é no interior, que reside a capacidade de transformação á verdadeira sabedoria, a verdadeira felicidade e a verdadeira Paz.

O Homem se escondeu dele próprio, e encarar o interior é assustador, porque existe o confronto com o desconhecido, a transformação significa a verdadeira mudança, da essência do Ser Humano, em SER divino.

Como o botão de roseira que desabrochou, e dela resultou uma magnifica rosa, também o leitor pode despertar, e com isso abrir-se ao milagre que é estar VIVO.

A Transformação é o “caminho”, não é um caminho fácil, significa um olhar para dentro, um olhar para o medo, e reconhecer a essência por detrás desse medo. Por outras palavras, por que razão está o leitor infeliz? Porque razão quer o leitor a mudança? Porque razão busca o leitor a felicidade? Essas respostas só serão dadas, com a humildade e honestidade de olhar para dentro, e “ver” os seus receios, os seus sentimentos emoções, as energias que o levam a fazer isso têm de ser aceites e vistas tal e qual como são, “energias que não são quem você é”, tudo isto deverá ser feito de forma a transmuta-las, e com isso transformar-se na Luz que o Leitor, “É”.

Um processo deveras corajoso, e que deve possuir acompanhamento, um acompanhamento do seu mestre “Coração” e se possível de terceiros, terceiros que ofereçam essa credibilidade, pois o seu coração neles se auto distingue se auto reconhece como verdadeiros.

A injustiça, a tristeza, a infidelidade, a angustia, a dúvida, são trilhos de receio, são trilhos de medo, a honestidade, a Liberdade, a alegria, a felicidade, a certeza, são trilhos do Amor.

Não se engane a si próprio. Pois só a si estará a enganar.
Paz

Nenhum comentário: