domingo, 19 de abril de 2009

A diferença entre Consciência e Pensamento

Ambos são completamente distintos e na sua essência UM, um não pode existir sem o outro, contudo suas características são opostas. Todo o pensamento é efémero, quer isto dizer que possui, princípio meio e fim, a sua natureza manifesta é de mutabilidade, e objectividade.
Consciência, é imutável, estável, infinito, criativo, original, e subjectivo. Sem Consciência não seria possível ter pensamento, a consciência é o palco onde tudo se encena, inclusive o pensamento,
O livre arbítrio permite, consciente ou inconsciente a condução do pensamento.
Quando nos cruzamos no dia a dia, com as circunstâncias da vida, a nossa “atenção” tenda a seguir um padrão pré estabelecido. É devido ao livre arbítrio que “atenção” muitas das vezes se torna em desatenção.
O que a maioria das pessoas desconhece, é que a “atenção”, quando dirigida a um objecto ou uma forma, tenda a objectivar de imediato, e muitas das vezes em julgar. Por detrás desse acto está uma “atenção” inconsciente, por outras palavras existe desatenção.
A atenção só se torna “atenção” quando atenta em si mesma. Por outras palavras o leitor está Consciente da sua Consciência, e de eventuais pensamentos, você é quem comanda e assiste “Atenção”.
A “Atenção” é deveras íntima e poderosíssima, pois é através dela que o leitor rege a sua Vida, onde ela estiver centrada, aí está, a sua experiência. A Atenção é sempre pessoal, e se atenção disser, quero ver este anúncio, você vai e vê o anúncio.
Se der demasiada atenção a um problema, as probabilidades de estar angustiado ou triste aumentam, se der atenção e contemplar uma paisagem, as probabilidades de se sentir bem e agradável, são reais.
Dito isto será então legitimo afirmar que atenção em muito “faz parte da sua vida”.
Estar Consciente é a fonte, é estar Presente, no momento, e estar com atenção á própria atenção, então, sim existe Atenção.

Paz

Nenhum comentário: