domingo, 19 de abril de 2009

Interpretações

Quase tudo na vida são interpretações, o leitor interpreta constantemente o seu dia a dia, o seu órgão a “Mente” está sempre processando informação, essa informação surge como pensamentos, que por sua vez são analisados, investigados, criticados, ou não.

Todo o Presente, “É” alvo dessa interpretação, só não “É” na vida do leitor, quando o Leitor se esvazia desses mesmos pensamentos, ou seja quando existe ausência plena de Pensamentos, no Aqui e no Agora, o que por si só é bastante difícil, numa sociedade mergulhada em pensamentos.

O que por norma acontece, é que o Leitor se encontra, constantemente a pensar, e como o pensamento só pode ocorrer numa perspectiva passada ou futura, você raramente se encontra no PRESENTE, salvo algumas excepções.


Não me interprete mal, mesmo quando o pensamento incide em algo Presente, no Agora, esse mesmo pensamento tende a interpreta-lo em base na sua memória, Passado.

Vejamos um exemplo:

Está o Leitor a ler este texto neste preciso momento, no Agora, está plenamente consciente que se encontra no presente. Contudo o seu pensamento que incide no Agora, poderá muito bem ser este:

“O que o Alan escreve não faz sentido nenhum”
ou
“o que o Alan escreve faz algum sentido”.

Em ambos os casos o seu pensamento, interpretou o texto com fundamento na sua memoria, ou no seu passado, e não no aqui e Agora.

O Aqui e Agora, Presente, não possui julgamento, apenas contemplação, você só pode estar 100% Presente com a ausência de memória, com a ausência de Pensamento. Uma vez ausente, só resta você a Testemunha (O Observador) de si mesmo.

A fim de contemplar o PRESENTE, o REAL, O ETERNO, O pensamento não pode estar presente, pois TODO o pensamento se baseia em memória, ou seja não possui entendimento para interpretar a Realidade como ela “É”. A mente funciona assim como um véu, um vidro ofusco, que está constantemente a pronunciar-se sobre a Vida.

Como pode a sua mente presenciar a Vida, quando ela não possui identidade, toda e qualquer identidade que a sua mente poderá alegar ter, baseia-se em ilusão o seu passado, a memoria. E você não “É” a sua memoria.

É claro que o leitor pode estar Presente, no Aqui e no Agora, mesmo pensando, porém o leitor terá que estar Desperto, Vigilante na Vida e saber separar o trigo do joio. Sabe que os pensamentos, são apenas nuvens, que vêm e que vão, e por isso mesmo não se prende a eles, sabe que não são Reais, e que a Realidade está para lá deles.

Outras situações são quando o Leitor se encontra mergulhado na experiência, e se torna UNO com ela, a alegria e a felicidade ocupam o seu lugar por direito, e o pensamento se ausenta, Você se esquece de “si” e se funde com a Natureza do acontecimento. Exemplo disso são situações de extrema felicidade com os seus amigos, familiares, outro exemplo são os desportos, a musica, os jogos, a arte, enfim tudo que envolva emoção e emotividade, o Homem quando mergulhado no que verdadeiramente gosta, tenda a não pensar, vive o momento VIVE o presente.

Reconheço que não é a 1ª vez nem será a última que menciono o Presente, pois ele “É” tão valioso, tão Majestoso, tão Original, que todo aquele que levante o véu, vislumbra a Vida, e vislumbra-se a si próprio.



Paz

Nenhum comentário: