segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ver se livre do “ego”

Nunca tente, se livrar do ego, o simples acto de o renunciar, significa a sua subsistência.

Peço, que preste atenção, se o leitor rejeitar o ego, ou tentar se ver livre dele, são essas atitudes, que lhe darão uma “existência” ilusória.


O “ego”, por e simplesmente não existe, ele é fruto da sua imaginação, é a credibilidade que você atribui na existência do mesmo, uma credibilidade inconsciente, pois a maioria dos Humanos desconhece a sua essência, e vive em prol do seu pensamento, um pensamento de separação e de carência.
Como fazer então com o “ego”, se o “ego” não existe?

Bom, se o “ego” não existe, inicialmente essa será então, a melhor abordagem para com o mesmo, se classificarmos o “ego” como sendo algo inexistente. Veremos então que são os meros pensamentos de medo, de carência, de angústia, de tristeza, emoções, sentimentos, dogmas, e crenças, o que intitulávamos como “ego”, tudo se torna um pouco mais fácil. Pois sabemos que um pensamento, uma emoção, um sentimento, ou uma crença, pouco ou nada valem, possuem apenas o valor que atribuirmos, pois todos eles são efémeros, todos eles têm um princípio meio e fim.

Ao anularmos a existência do “ego”, retiramos a sua principal fonte de alimentação, de energia, e se, a substituirmos por um contexto temporal, finito, a sua sustentabilidade será muito menor. Verá então que tudo que lhe incomoda, não é o “ego”, mas sim o pensamento por detrás do incómodo.

O que então fazer? Observe-se, esteja Consciente de si mesmo, seja Mestre de si Mesmo, olhe para dentro, não interfira nos pensamentos, apenas dê importância, aqueles que se identifica, todo o pensamento, com que não se identifica, não lhe dê importância, pois um pensamento sem importância, é como uma nuvem que desvanece no horizonte.

Houve em tempos, e creio ainda haver a tendência de culpar o “ego”, como podemos nós culpar uma ilusão, algo que não existe, vamos parar de dar energia a algo que foi desde sempre uma invenção e imaginação nossa.

Nunca estivemos separados, apenas o pensamento assim o pensa.


E vós não sois o pensamento





Paz

Nenhum comentário: