domingo, 19 de abril de 2009

Sacrifício e o seu significado

A palavra Sacrifício, implica dualidade, separação e desigualdade, um (jogo mental onde o ego reina), o seu conceito se fundamenta em superioridade e inferioridade, entre aquele que o alega e a situação em causa.

A Vida em nada exige sacrifício, prova disso é o facto de lhe ser permitido neste momento respirar sem qualquer esforço, o ar é lhe dado de forma incondicional, sem nada lhe exigir.

Quando falamos em sacrifício, partimos do pressuposto que a identidade (ego) que alega o sacrifício, fez o com esforço em prol de algo, por outras palavras, a pessoa, se esgotou, cansou-se, para ajudar ou conseguir a meta estabelecida. Quando isto acontece, o sujeito (você) se separa da Vida, criando a ilusão, que foi graças ao (seu) esforço (pessoal) que atingiu o objectivo.

O mesmo será dizer que foi necessário ser “mais” em prol de...

Em nada você é (mais) que a Vida.

A ilusão reside na comparação que você estabelece entre você e a Vida, a falsa necessidade de ser algo mais em função do que se pretende, caso contrário não conseguiria atingir o objectivo, é algo que o ego teima em afirmar. Expressões como estas são comuns:

“Se não tivesse matado a trabalhar, nunca teria conseguido acabar a tempo e a horas”

ou

“Se não me sacrificasse a vida inteira os meus filhos nunca teriam conseguido a educação que tiveram”

Em todas estas afirmações, o ego se identifica com uma posição superior, a verdade é que, a Vida nada tem de superior ou de sacrifício, a Vida na sua unicidade, e fluxo natural que possui, consiste na entrega incondicional a si mesma.

A chuva não alega que deu a mais ou a menos, o rio não alega que deu com sacrifício, o mar não se afirma como maior, nem a nuvem se proclama como superior, todos eles dão incondicionalmente, de forma gloriosa, pois a Vida é esse dar sem nada a exigir.

Quando falamos em sacrifício, partimos do pressuposto que existe uma identidade separada que proclama por reconhecimento e mérito face ao esforço por ele cometido. A verdade é que nada na sua Vida é lhe exigido, apenas você exige a si mesmo.

Peço então que reflicta apenas na palavra sacrifício, e que a substitua pela palavra dar, um dar incondicional sem nada exigir.

Verá que a simples mudança de percepção lhe causará uma alegria imensa no interior do seu “EU”



Paz

Nenhum comentário: