segunda-feira, 20 de abril de 2009

O que significa Despertar


Only Time - Enya



É nos legítimo colocar essa questão. Saber, é real/mente fulcral, no processo do mesmo, pois nada e ninguém pode alegar o que é despertar, se não souber o seu significado.

Mas como pode alguém saber o significado de algo, sem primeiro experimentá-lo. A sabedoria só pode SER sabedoria quando uno com a experiência. Tudo resto é conhecimento.

“O leitor sabe que vai chover, contudo “sabe” em forma de conhecimento, porque lhe foi transmitido pelo programa televisivo”. Só Sabe em forma de Sabedoria, quando constatado em experiência, quando realmente estiver fora de casa e a chuva lhe, acaricia a cara.

Despertar, é sinónimo de Sabedoria, é sinónimo de experiência, é sinónimo de realidade. Porém a “realidade”, é um paradigma para a mente, prova disso é a interpretação que o leitor faz destas palavras. O leitor pode muito bem, classifica-las como absurdo, ou pode identificar-se com elas, em ambos os casos a realidade, foi distinta e interpretada segundo a perspectiva pessoal de cada um.

Será então legitimo afirmar que a realidade é alvo de oscilação face a quem a interpreta.

A interpretação, parte assim, sempre da Consciência de cada pessoa, é você que decide o que é “real” e o que não é.

Podemos ainda distinguir duas situações distintas, a existencial, como algo que existe, ou a realidade como algo que é Real. Isto pressupõe um paradigma para a mente, pois tudo que existe é real para a mente, contudo, tudo o que existe pode não ser real.

Exemplo disso é o sonho, uma vez que o homem quando sonha, tudo existe, a existência é aparente/mente real, na dimensão que presencia, uma dimensão ilusória, pois uma vez acordado, o homem apercebe-se da ilusão e da falsa crença no mesmo.

A Realidade é um estado de Consciência, um estado que é UNO com o momento Presente, com o Aqui com o Agora. Você é esse momento, a experiência e você, são UM. Esta afirmação pressupõe uma tomada de Consciência, Natural, inata, genuíno, inocente, lógica, óbvia, sem adicionamentos, sem condicionamentos, sem barreiras, sem separação, do Presente momento eterno, que é estar Aqui e Agora.

Todo adicionamento, parte da interpretação da mente, contudo a realidade pode e deve ser interpretada pelo SER, e não pela mente, por outras palavras, a Vida não existe para ser pensada, mas sim VIVIDA, sentida, UM com o momento.

Quando Amamos, ou estamos verdadeira/mente felizes com alguém, esse sentimento não provem de um pensamento, mas sim de uma experiência, de uma constatação, de uma união com algo, uma conexão, uma interligação. Ter Consciência disso, é ter Consciência da Vida, é saber que a Vida é o eterno momento de experiência, a única Realidade, tudo “fora” dela, é a ilusão.

Despertar, sugere assim, a tomada de uma Nova Consciência, uma Nova perspectiva, um Acordar para a Vida, no Aqui e no Agora, no momento Presente.

Se a interpretação, condiciona a realidade, porque não, largar a interpretação? Porque não aceitar a Vida como “É”? Sem interpretações da mente, sem ideias, apenas abraçar o momento, com tudo que o Novo, têm para lhe mostrar.



Viver nunca lhe exigiu pensamentos, você é que, assim pensou.

Bob sailor disse: “ O que existe de errado neste momento, se não pensar neles”

A Vida é Perfeita, e só você pode pensar o contrario.




Paz

Nenhum comentário: